IEA Brasil - O Eneagrama a serviço da transformação
Esqueci minha senha

Notícias

Ver Todas

Diretrizes Éticas para membros IEA

Código de Ética para professores credenciados IEA

Incentivar o uso ético do Eneagrama é central para a missão da IEA. Todos os membros da IEA devem aderir as Diretrizes Éticas Gerais da IEA. Além disso, aqueles credenciados pela IEA deve aderir ao Código de Ética para serem credenciados professores.

 

IEA Diretrizes Éticas Gerais:

O Eneagrama pode ser usado por indivíduos e profissionais de uma variedade de áreas, incluindo educadores, consultores de negócios, artistas, terapeutas, conselheiros espirituais, e profissionais médicos; ou seja, em uma gama crescente de contextos e aplicações. Isso porque o Eneagrama é um sistema tão poderoso e profundo para a compreensão do caráter humano, que por isso, é importante que aqueles que usam o sistema com os outros deve fazê-lo de uma forma baseada em valores e ética.

Nós encorajamos cada profissional para usar o Eneagrama dentro de suas áreas de formação e especialização. Por exemplo, espera-se que os consultores de negócios que usam o sistema de desenvolvimento organizacional, formação de equipes e treinamento de liderança; que treinadores usem com seus clientes para ajudá-los a melhorar o seu desempenho e eficácia de trabalho pessoal e interpessoal. Porém, nem um consultor de negócios, nem um treinador pode fazer psicoterapia com indivíduos que têm graves problemas emocionais, como terapia, pois isto é do domínio de psicólogos licenciados e outros profissionais de saúde mental.  Portanto, treinadores e consultores usando o Eneagrama deve seguir as mesmas práticas. Da mesma forma, aqueles usando o Eneagrama na área de negócios deve ter alguma experiência em trabalhos de consultoria de negócios.

O Eneagrama de tipos de personalidade é essencialmente um instrumento de autoconhecimento e transformação pessoal.

Manter um foco consciente sobre nossas motivações e comportamentos nos ajuda a evitar as armadilhas comuns do nosso tipo.

O autoconhecimento envolve constante investigação nos próprios hábitos e defesas, pois transformação requer a coragem de agir contra as estruturas e hábitos de nossa personalidade.

Qualquer indivíduo que a si mesmo se anuncia como um professor de Eneagrama ou perito deve ter a educação necessária no sistema Eneagrama e ao fazê-lo deve aplicar o sistema de Eneagrama exclusivamente dentro da sua área (s) de experiência profissional.

O Eneagrama é um sistema poderoso e complexo que aborda o funcionamento humano e crescimento. Como tal, é essencial que cada pessoa que se beneficia financeiramente de ensinar ou trabalhar com o Eneagrama deve ter um conhecimento profundo do sistema. Sendo assim, os praticantes do Eneagrama devem ter um alto nível de conhecimento do sistema de Eneagrama, mas só devem ensinar as aplicações do Eneagrama dentro de suas áreas de especialização.

O Eneagrama é um trabalho em progresso, por isso as pessoas devem estar abertas em dar crédito ao trabalho dos outros. Os indivíduos devem citar suas fontes ao ensinar e comunicar sobre o sistema.

Muitos têm contribuído para isso, e muitos irão fazê-lo no futuro, portanto, ser explícito e dar a devida atribuição ao trabalho dos outros, se faz necessário. Ou seja, nomear suas fontes e honrar a originalidade e trabalho árduo de outros contribuidores.  E assim, damos o exemplo e mantemos um elevado padrão de estudos e uma atmosfera de respeito na partilha da informação.

Pontos importantes que devem ser lembrados:

O Tipo não descreve totalmente um indivíduo.

O Eneagrama não nos diz nada significativo sobre a história ou a qualidade de caráter, inteligência, ou talentos de uma pessoa. As pessoas são mais do que o seu tipo de personalidade no Eneagrama. Nós precisamos reconhecer que a devida consciência disto, se faz importante no local de trabalho e nas experiências com o Eneagrama. 

Nós permitimos que os outros se descubram e não ao contrário. O Eneagrama tem efeitos profundos sobre as pessoas. Sendo assim, é mais eficaz quando permitimos que os outros descubram o seu tipo, ao invés de assumir que sabemos melhor do que eles se conhecem. Procuramos ser sensíveis às suas reações, a sua imagem de si mesmos que vai sendo descoberta e vai mudando e, principalmente, à sua necessidade de integrar novas informações.

O Eneagrama inspira compaixão pelos outros; e não deve ser utilizado como uma ferramenta para estereotipar pessoas.

Ao ver as intenções e a maneira de ser dos outros tipos, tornamo-nos menos propensos a rejeitar, julgar ou humilhar o outro. Ouvimos atentamente as histórias individuais, reconhecendo que simplesmente saber sobre o tipo de alguém, não significa que nós sabemos quem é aquela pessoa. Estereótipos implicam em uma suposição de que já sabemos sobre as atitudes e as motivações de uma pessoa. Estereotipar limita o crescimento e as oportunidades no presente.

O Eneagrama não é de ninguém. Ninguém possui o Eneagrama. Portanto, não pode ser controlado, monopolizado ou retido de discussão pública. Restringir o direito de comunicar, desenvolver e compartilhar informações sobre o sistema é contrária ao espírito de ser uma comunidade de aprendizagem global da IEA.

O sistema incentiva professores e praticantes a “praticar e falar” de transformação. O Eneagrama desafia professores e praticantes de incorporar o trabalho de transformação, e servirem de exemplos de autoinvestigação e mudança prática vivendo a proposta de crescimento que o Eneagrama propicia.

Pode e deve ser uma fonte de ajuda para o outro. Por isso, é importante ouvir com respeito os diferentes pontos de vista e buscar uma comunicação honesta para explorar as possibilidades de despertar usando os ensinamentos do Eneagrama.

O Eneagrama nos ajuda a acordar de hábitos e padrões defensivos recorrentes.

Como uma comunidade de aprendizagem, cada um de nós deve se colocar na posição de sempre lembrar aos outros as diferenças entre nós e para a constante necessidade de ser respeitoso com diferentes pontos de vista. Adesão a uma doutrina e teoria são muito menos importantes do que manter a conversa aberta.

 

O Código de Ética para Professores Acreditados pela IEA Brasil e Global

 

Conflitos de Interesses

Os professores credenciados pela IEA não devem confundir o público sobre a sua relação com a IEA. Eles não devem utilizar indevidamente os recursos da IEA para seu próprio ganho pessoal. Eles não devem deturpar a extensão de qualquer associação com o IEA ou autorização da IEA de seus programas, serviços ou produtos.

Os professores credenciados pela IEA não devem conscientemente tomar qualquer vantagem pessoal, profissional ou monetário de clientes, colegas professores, ou da IEA, além do que é definido por meio de acordo ou contrato de mútuo.

 

Integridade

 Os professores credenciados pela IEA devem se comportar na sua interação com os outros de uma forma que mantenha o respeito e honra à Associação Internacional do Eneagrama.

É da responsabilidade de cada professor credenciado manter em estado elevado os mais altos padrões de conduta ética.

O Código de Ética para Professores Acreditados pela IEA aplica-se apenas às atividades relacionadas com o trabalho de seus membros, incluindo o uso público ou profissional do Eneagrama, pesquisa, ensino, consultoria, treinamento, crescimento pessoal, coaching pessoal e empresarial, e outras atividades relacionadas com o Eneagrama também.

Os professores credenciados pela IEA, devem se esforçar para manter os mais altos níveis de competência no seu trabalho; devem reconhecer e reconhecer as limitações do seu conhecimento; e eles devem comprometer-se apenas as tarefas para as quais estão qualificados por educação, formação ou experiência. Eles devem reconhecer a necessidade de educação continuada para se manter profissionalmente competente; e eles devem utilizar os recursos científicos, profissionais, técnicos e administrativos adequadas para assegurar a competência em suas atividades profissionais.

Os professores credenciados pela IEA devem procurar promover a integridade do estudo, ensino, prática e desenvolvimento do Eneagrama. Eles devem colocar os interesses da comunidade em geral e os interesses dos seus clientes, em particular, à frente de seu próprio interesse.

Enquanto a troca vigorosa de ideias e debate é incentivado, os professores credenciados devem mostrar respeito e abertura de espírito para com os pontos de vista dos outros.

Os professores credenciados devem se esforçar para apresentar as suas ideias de uma forma que seja compreensível e apropriada para o seu público. Eles ficará aberto ao feedback de seus clientes ou público sobre o seu conteúdo e estilo de entrega.

Enquanto professor credenciado pela IEA, normas, ética e visão de mundo pessoais são geralmente de uso privado, pois, os padrões éticos do Código de Ética da IEA deverá prevalecer na medida em que afetam a percepção pública do Eneagrama e o bem-estar dos alunos e clientes.

Os professores credenciados pela IEA devem fazer apenas essas declarações e apresentações dos seus serviços que são verdadeiros e precisos para a melhor compreensão do público, de seu conhecimento e crença. Nenhuma afirmação ou reclamação deve ser feita sobre informações falsas sobre os seus serviços ou sobre os serviços dos concorrentes. Esta obrigação ética se estende à publicidade remunerada ou não, seja ela impressa ou não, entrevistas, comunicados de imprensa, promoções de mídia e assim por diante. Os membros também são responsáveis pelas declarações públicas feitas a pedido dos membros pelos seus agentes e contratados.

Os professores credenciados pela IEA devem descrever claramente os objetivos de formação e requisitos, se houver, que devem ser cumpridos para a conclusão satisfatória de todos os programas que fornecem.

 

Compromisso ético

Os professores acreditados pela IEA, devem concordar com este compromisso com a IEA Brasil e Global e imprimir este documento, assiná-lo e enviá-lo por Sedex digitalizado para a IEA Brasil.

Como um professor que pretendo ser credenciado pela IEA, reconheço e concordo com as expectativas citadas nas Diretrizes Éticas da IEA Brasil e IEA Global e do Código de Ética do professor. Comprometo-me a honrar este compromisso. Eu reconheço que a IEA, a seu critério, após processo adequado, pode me considerar responsável por isso. Esta responsabilidade pode incluir sanções, como a revogação de minhas credenciais e associação profissional.

 

Data:

Assinatura:

Nome completo:

Deixe aqui seu comentário