IEA Brasil - O Eneagrama a serviço da transformação
Esqueci minha senha

Nossa História

Saber a história de um grupo significa compreender quem ele é e porque ele é do jeito que é. A IEA Brasil nasceu de um forte desejo de união e respeito à diversidade de formas de entender e atuar com o Eneagrama.

Em 2006, o paulistano Urânio Paes, professor de Eneagrama e então diretor de expansão na América Latina da International Enneagram Association (IEA), entrou em contato com os representantes das escolas de Eneagrama do Brasil para a constituição de uma filial da IEA no Brasil. Com isso, lançou as bases para a união e integração de várias abordagens e professores de Eneagrama brasileiros.

Em junho de 2007, vários entusiastas, alunos e profissionais do Eneagramarealizaram o I Congresso Brasileiro de Eneagrama na cidade de São Paulo. Seguindo o padrão dos congressos internacionais da IEA, aconteceram diversas palestras e painéis apresentando muitos profissionais e áreas de aplicação do Eneagrama. Esse evento marcou um primeiro contato entre os professores de Eneagrama do Brasil, o qual deu início a amizades, trocas profissionais e aprendizado mútuo.

Em junho de 2008, aconteceu o II Congresso Brasileiro de Eneagrama, também na cidade de São Paulo, o qual selou o desejo de construção de uma comunidade brasileira comprometida com o Eneagrama.

Nessa ocasião, também houve a decisão de levar o congresso para o nordeste do Brasil e o III Congresso Brasileiro de Eneagrama  que aconteceu em Fortaleza, em 2009. Esse evento foi um marco na história da IEA Brasil, selando uma transição entre o modo americano dos congressos da IEA e um modo mais brasileiro de realizar o encontro. O professor Domingos Cunha, então diretor de congresso, coordenou um grupo de cerca de 70 voluntários cearenses, os quais se dividiram em equipes para preparar o congresso. Todos os participantes ficaram encantados com a generosidade, o carinho e o comprometimento com o qual esse grupo organizou todas as atividades em um belíssimo centro de eventos de Fortaleza, no qual os participantes ficaram hospedados enquanto participavam das palestras, vivências e eventos culturais.

Em maio de 2010, ainda em Fortaleza, aconteceu o IV Congresso Brasileiro de Eneagrama, repetindo o belíssimo trabalho da equipe de voluntários cearenses. Dessa vez, houve duas atividades que marcaram profundamente o evento: presença ilustre de Cláudio Naranjo (fundador da escola SAT e principal fundamentador do Eneagrama tal qual ele é aplicado hoje em dia) como conferencista; comemoração do Dia Mundial do Eneagrama com professores de Eneagrama ministrando oficinas gratuitas para 21 comunidades de Fortalezas (presídios, pastorais, centro de detenção de crianças e jovens infratores, aldeia indígena e ONGs).

Em maio de 2011, mantendo o estilo dos dois congressos anteriores, aconteceu em Aracaju/SE, o V Congresso Brasileiro de Eneagrama. Nessa ocasião, foram selados: o jeito brasileiro de organizar o evento com equipes de voluntários; a comemoração do Dia Mundial do Eneagrama com a realização de oficinas sociais em comunidades do local do congresso. Nesse evento, a grande novidade foi o Parque do Eneagrama, uma oficina social especialmente preparada para crianças aracajuanas com nove espaços lúdicos, cada um com brincadeiras inspiradas no Eneagrama.

Em 2012, Curitiba/PR recebeu O VI Congresso Brasileiro de Eneagrama, que aconteceu nos dias 24 a 27 de Maio de 2012, no Hotel Mabu Parque Resort. Além das palestras e vivências coordenadas pelos maiores especialistas no assunto, o Congresso teve quinze oficinas de caráter social, levando professores de Eneagrama e entusiastas ao encontro de diversas realidades da cidade, celebrando o Dia Mundial do Eneagrama - último sábado de Maio – e fazendo chegar às comunidades a força de transformação social e pessoal que o Eneagrama proporciona.

Entre os dias 24 e 26 de maio de 2013, a diretoria presidida por Alaor Passos esteve reunida com 21 associados, no sítio Tabuba Shalom, município de Caucaia-CE, a 20 km de Fortaleza. O sítio pertence à Comunidade Shalom, integrada por Domingos Cunha e Erick Rastelli. Nesse encontro inédito, diretoria e associados avaliaram a história da Associação Brasileira de Eneagrama em seus sete anos de existência. Juntos, refletimos sobre como incentivar o crescimento sustentável de nossa comunidade brasileira de Eneagrama. Ficou acordada a ênfase da gestão colaborativa, para o próximo biênio, em que os associados podem e devem participar com seu talento pessoal nos projetos cnduzidos pela IEA Brasil.

A IEA Brasil sempre será grata pelo trabalho, visão e espírito pioneiro de seus Fundadores:

A. Racily São Paulo / SP

Alaor Passos (In Memoriam) – Brasília / DF

Alex Magno Musse Reis – Aracaju / SE

André Barreto Prudente Aracaju / SE

Antônio Maria L. Junior São Paulo / SP

Antônio Murr São Paulo / SP

Arlindo Gabriel – Rio de Janeiro / RJ

Cadu Lemos São Paulo / SP

Carla Franchi Pinto São Paulo / SP

Carlos H. Abeleira São Paulo / SP

Carmen Vazquez Simão São Paulo / SP

Constança M. Vieira São Paulo / SP

Domingos Cunha – Fortaleza / CE

Eduardo Barreto São Paulo / SP

Elaine Martins São Paulo / SP

Ema Adelina Baccarin da Costa São Pedro do Turvo / SP

Fabrícia Machado – Florianópolis / SC

Félix Antônio da Costa São Paulo / SP

Fernanda Mendonça São Paulo / SP

Frederico Barros de Souza Port Barra Mansa / RJ

Gisela Cornélia Fleischhauer – Curitiba / PR

Hércules Fernandes Ervilha São Paulo / SP

José Eduardo Lourenção São Paulo / SP

Julieda Puig Pereira Paes São Paulo / SP

Khristian Paterhan São Paulo / SP

Kleber Faccipieri São Paulo / SP

Luiz Mauro Renault Junqueira Belo Horizonte / MG

Luiz Valentin Novelli Santo André / SP

Márcio Schultz – Florianópolis / SC

Maria Claudia Sanchez Giometti São Paulo / SP

Maria Inês Paes Lourenção São Paulo / SP

Marilena Borges São Paulo / SP

Marise Atmo Salonee Santa Cruz de Cabrália / BA

Nicolai Cursino – Moji das Cruzes / SP

Odete Fernandes – Rio de Janeiro / RJ

Pedro Alípio – Florianópolis / SC

Renata Paes Lourenção São Paulo / SP

Ricardo Farah São Paulo / SP

Ricardo Moreira São Paulo / SP

Ricardo Perini Erechim / RS

Salomão Fiks São Paulo / SP

Selmar Luís Passini Erechim / RS

Sylvia L. M. D Almeida São Paulo / SP

Urânio Paes São Paulo / SP

Valdemilson José Verri Arapongas / PR

Wilson Roberto Lourenço São Paulo / SP